terça-feira, 8 de abril de 2014

Língua Da Nigéria



   O número de línguas atualmente estimado e catalogado na Nigéria é 521. Esse número inclui 510 línguas vivas, duas segundas línguas sem falantes nativos e 9 línguas extintas  Em algumas regiões da Nigéria, grupos étnicos falam mais de uma língua. A língua oficial  da Nigéria é o inglês , a antiga língua colonial, foi escolhida para facilitar a unidade cultural e linguística do país. As principais línguas faladas na Nigéria são Hausa, Igbo, Yorubá, Edo, Efik, Ibibio e Annang, Adamawa Fulfulde, Idoma, e Central Kanuri. As línguas Annang/Efik/Ibibio são de fato três dialetos da mesma língua, quando adicionadas em conjunto, elas formam a quarta maior língua nigeriana. Apesar de que, a maioria dos grupos étnicos preferem comunicar-se em suas próprias línguas, Inglês, sendo a língua oficial, é amplamente utilizada para a educação, transações comerciais e para fins oficiais. Inglês, no entanto, continua a ser exclusivo e preservado por uma pequena minoria da elite urbana do país, e não é falado em áreas rurais. Com cerca de 75% da população da Nigéria, nas zonas rurais, as principais línguas de comunicação no país permanecem línguas tribais, com as mais faladas sendo Hausa, Igbo e Yourubá. A minoria de estrangeiros falam suas próprias línguas além do Inglês e/ou grandes línguas nativas como sua segunda língua.

Comentário:A Nigéria é um país que não há água tratada, e por isso há muitas doenças como por exemplo:Cólera, Malária,HIV, Aids,etc..
Há muita guerra lá e também não há postos de saúde definidos, ou seja, os postos ficam alguns meses ou dias e depois vai embora.

Alunos: Yago Quadri e Gabriel dos Santos

12 comentários:

  1. triii. mas poderia ter mais, ppois vcs sempre fazem trabalhos grandes. LEGALLL FERRAA

    ResponderExcluir
  2. very good =-) muito bom o melhor trabalho merce um 10 =-D

    ResponderExcluir
  3. Um equívoco de concordância em: os postos de saúde ficam alguns meses e depois (vão) embora....
    Um abraço Profe Diana.

    ResponderExcluir
  4. Djonatha Alex Xavier Moreira15 de abril de 2014 às 05:02

    legal ;)

    ResponderExcluir
  5. Ao pesquisarmos sobre a Nigéria descobrimos que o país também é muito pobre e sofre constantemente com a falta de água potável além das ruas serem quase uma pocilga

    ResponderExcluir
  6. Djonatha Alex Xavier Moreira15 de abril de 2014 às 05:15

    Ao pesquisar descobrimos que os níveis de violência contra os cristãos em 2013 permaneceram extremamente elevados, com centenas de casos de agressão física, a destruição de cerca de 300 igrejas e a morte de 612 cristãos. No fim de janeiro deste ano, um dos maiores ataques na história da Nigéria contra uma igreja deixou 99 mortos. O líder pentecostal Rev. Faye Pama Musa foi morto a tiros por dois suspeitos do grupo radical Boko Haram.

    Entretanto, a violência de grupos terroristas islâmicos não é a única forma de perseguição. O governo local e grupos sociais quase não deixam espaço para que os cristãos vivam suas próprias vidas. Muitos vilarejos cristãos têm acesso negado a instalações básicas como poços e escolas.

    ResponderExcluir