terça-feira, 8 de abril de 2014

Festival Jaci



Texto da Internet:
Festival Jaci
A pesca é uma das principais ocupações do povo Hauçá. É praticada desde tempos imemoriais principalmente pelos povos que vivem ao longo das margens dos rios, lagos e grandes rios.  Jaci é uma pequena aldeia nas regiões do Estado Mani ao longo de uma importante via navegável popularmente conhecida como 'Fadamar Jaci'.  O falecido Muhammadu Dikko, Emir de Katsina, foi quem criou o festival Jaci de pesca por volta de 1905, quando era o chefe distrital de Mani. Ele desenvolvera o interesse por esse local devido ao seu gosto pela pesca e caça que costumava praticar anualmente durante a estação das secas.  Após sua morte, seu sucessor Alhaji Usman Nagogo (1944 – 1981) deu continuidade a tradição iniciada por seu pai. Ele continuou visitando anualmente o local para pescar e a caçar em companhia dos funcionários coloniais britânicos residentes em Katsina. Nesse período os pescadores de diferentes partes da província de Katsina e da vizinha República de Níger reuniam-se anualmente no local. Com a morte de Sir Alhaji Usman Nagogo o festival é foi interrompido por um período até ser revivido no ano 2000.

Texto da dupla:

Festival Jaci - Nigéria
Nas regiões do Estado Mani, Jaci é uma pequena aldeia. O povo Hauçá tem como principal ocupação a pesca e são praticadas nas margens de rios e lagos. Quem criou o festival foi  Muhammadu Dikko (já falecido) por volta de 1905, quando era chefe distrial de Mani. Muhammadu gostava de pesca e caça, e foi a partir daí  que ele desenvolveu o interesse por Jaci. Após sua morte, seu filho Alhaji Usman deu continuidade a tradição. Ele continuou visitando o local em companhia dos funcionários coloniais britânicos de Katsina. Então, pescadores de diferentes partes de Katsina e da República Níger reuniam-se no local. O festival foi interrompido por um período por motivos da morte de Alhaji Usman, mas foi revivido novamente em 2000.          

Milena Euzébio Da Luz, Thainise Soares Deckmann - 81M

7 comentários:

  1. Respostas
    1. David Rodrigues e Pamela dos Santos15 de abril de 2014 às 05:08

      Nossa pesquisa é sobre a nova moda na Nigéria. Na Nigéria a moda agora é os meninos tatuar os labios de cor de rosa, o procedimento custa em torno de R$60,00 .Eles dizem que a moda se espalhou tão rapido por que as meninas adoraram esta ideia de tatuar os labios. Legal esa moda mas ao mesmo tempo muito estranha.

      Excluir
  2. Nós pesquisamos sobre os pratos mais famosos da culinária nigeriana, são os tira-gostos que são servidos em abundância na maioria das cidades. No interior você pode esperimentar os magníficos iogurtes feito pelas mulheres fulani; o costume é servir em um bol de cabaça e misturar com bolas de milho moído. A única restrição alimentar é da água, se tomar, prefira as engarafadas.

    ResponderExcluir
  3. David Rodrigues e Pamela dos Santos15 de abril de 2014 às 05:16

    Milena e Thainise, o trabalho de vocês ficou muito bom. Achamos muito interessante.

    ResponderExcluir
  4. Olá, colegas! Muito obrigada...
    Abraços, Milena e Thainise.

    ResponderExcluir