terça-feira, 8 de abril de 2014

Pontos turisticos da Nigéria



A floresta densa do Bosque Sagrado de Osun-Osogbo, nos arredores da cidade de Osogbo, é uma das últimas áreas remanescentes de floresta primária no sul da Nigéria. É considerada a casa de Osun, uma das arte erguidas em honra de Osun orixá da fertilidade e outras divindades. A floresta sagrada, agora vista pelos yorubas como um símbolo da identidade, é provavelmente o último bosque sagrado . Ela reflete o costume, uma vez difundido, que foi estabelecer lugares sagrados longe de habitações humanas.1
Anualmente na cidade de Osogbo é realizada uma festa conhecida mundialmente pelo nome "Osun-Osogbo Sacred Grove Festival" Festival de Osun onde são realizadas oferendas e presentes à Osun, no rio Osun com a participação de moradores e visitantes.

Curiosidade



 curiosidade
O país é uma república federativa e possui 36 estados e o Território Federal da Capital Abuja. A capital não pertence a nenhum estado.


Fala da dupla:
            também nós lemos que a nigéria esta localizada na africa ocidental, situa-se no golfo da guiné. Mais de 61% da população é alfabetizada. Sua moeda oficial é a naira.

Festival Jaci



Texto da Internet:
Festival Jaci
A pesca é uma das principais ocupações do povo Hauçá. É praticada desde tempos imemoriais principalmente pelos povos que vivem ao longo das margens dos rios, lagos e grandes rios.  Jaci é uma pequena aldeia nas regiões do Estado Mani ao longo de uma importante via navegável popularmente conhecida como 'Fadamar Jaci'.  O falecido Muhammadu Dikko, Emir de Katsina, foi quem criou o festival Jaci de pesca por volta de 1905, quando era o chefe distrital de Mani. Ele desenvolvera o interesse por esse local devido ao seu gosto pela pesca e caça que costumava praticar anualmente durante a estação das secas.  Após sua morte, seu sucessor Alhaji Usman Nagogo (1944 – 1981) deu continuidade a tradição iniciada por seu pai. Ele continuou visitando anualmente o local para pescar e a caçar em companhia dos funcionários coloniais britânicos residentes em Katsina. Nesse período os pescadores de diferentes partes da província de Katsina e da vizinha República de Níger reuniam-se anualmente no local. Com a morte de Sir Alhaji Usman Nagogo o festival é foi interrompido por um período até ser revivido no ano 2000.

Texto da dupla:

Festival Jaci - Nigéria
Nas regiões do Estado Mani, Jaci é uma pequena aldeia. O povo Hauçá tem como principal ocupação a pesca e são praticadas nas margens de rios e lagos. Quem criou o festival foi  Muhammadu Dikko (já falecido) por volta de 1905, quando era chefe distrial de Mani. Muhammadu gostava de pesca e caça, e foi a partir daí  que ele desenvolveu o interesse por Jaci. Após sua morte, seu filho Alhaji Usman deu continuidade a tradição. Ele continuou visitando o local em companhia dos funcionários coloniais britânicos de Katsina. Então, pescadores de diferentes partes de Katsina e da República Níger reuniam-se no local. O festival foi interrompido por um período por motivos da morte de Alhaji Usman, mas foi revivido novamente em 2000.          

Milena Euzébio Da Luz, Thainise Soares Deckmann - 81M

Nigéria



Este colorido festival acontece em Argungu, cidade à beira-rio de Kebbi, aproximadamente a 6 milhões de sokoto. O ponto turístico principal da área é o festival que começou em agosto de 1934 quando o saudoso Sultão Dan Um’azu fez uma visita histórica. Em sua homenagem, organizaram um grande festival de pesqueiros. Desde então, se transformou em um famoso evento anual realizado entre fevereiro e março.
   Durante o festival, centenas de homens e meninos do local caem na água, armados de grandes redes e conchas. Eles são unidos por canoas de tamborileiros, e homens que sacodem enormes cabaças cheias de sementes para dirigir os peixes, do gigante Poleiro de Nilo até peculiar Peixe de Balão. Além disso, há corridas de canoas, caça ao pato selvagem, pesca com a mão, competição de mergulho e naturalmente natação. Depois a festa continua a noite adentro com beberes, danças e cantos.                                                                                                                                                                                                                                                
         Na Nigéria existem muitos pontos turísticos. São lugares bonitos e surpreendentes. O festival que acontece em Argungu,para mim, é um momento em que as pessoas que vivem na cidade se reúnem, praticam esportes e se divertem.


       Aluno:Rafael Da Silva Terres

 Turma:81M

Nigéria



A Nigéria ficou sob forte controle britânico durante o século 19. Após a Segunda Guerra Mundial a Nigéria conquistou mais autonomia depois de uma sucessão de constituições e, finalmente, conquistou independência em 1960. Adotando uma nova constituição, a Nigéria passou a ter um governo civil em 1999, depois de ter um governo militar por 16 anos. Após alguns períodos de violência durante as eleições de 2003 e 2007, a Nigéria está atravessando seu mais longo período de governança civil desde sua independência.  O governo enfrenta desafios para institucionalizar a democracia e libertar a região de tensões religiosas e étnicas persistentes. A reforma de uma economia dependente do petróleo que está contaminada pela corrupção e má administração é outro desafio para o governo.
        Eu acho que a Nigéria passou por guerras, porém se tornou um país livre. Não melhorou muito, porque pessoas estão vivendo ao redor de montanhas de lixo, esgotos, entre outras situações que devem ser corrigidas. Mas tem pontos turísticos incríveis com vistas impressionantes.

NOME:MARLON DUARTE
                                 
      

                                                     fim!!!



Nigéria



Lagos (em iorubá: Èkó) é uma cidade localizada no sudoeste da Nigéria, na costa do Atlântico, no Golfo da Guiné. É a maior cidade do país, com 7.937.932 de habitantes (censo de 2006),2 e a segunda maior cidade africana logo depois de Cairo, capital do Egito. É também o principal centro financeiro, econômico e mercantil do país. Foi capital da Nigéria até 1991, quando foi substituída por Abuja. Foi também capital do estado de Lagos até 1975, quando foi substituída por Ikeja.
A cidade é constituída por uma parte continental e uma série de ilhas ao redor da lagoa de Lagos.
Lagos não é um município e nem possui uma administração que abranja toda a cidade. Na realidade, a cidade de Lagos é uma grande conurbação que abrange áreas de 16 LGAs (Áreas de Governo Local), cada uma com sua própria administração, equivalente a um município. A área total destas 16 LGAs somadas é de 999,6 km² e é conhecida como "Lagos Metropolitana". A Lagos Metropolitana está totalmente inserida dentro do estado de Lagos e abrange 16 dos seus 20 LGAs.


A Nigéria é um país com poucas condições de vida,sendo que seus governantes(reis) abusam do poder. Também tem um grande índice de pobreza. certo tipo de abuso que eles sofrem é o econômico,seus governantes aumentam cada vez mais os impostos fazendo com que o povo tenha má  condições de vida.   

(nomes:kaline e caroline)


Nigéria - Mascaras Ekpo


Nos pequenos vilarejos nigerianos, há várias cerimonias de máscaras.
    Quaisquer que sejam os cultos, seus usuários são conhecidos por Erinmwi, ou seja, os representantes do mundo espiritual.
As cerimônias homenageiam os heróis divinizados além de purificar e proteger o vilarejo contra as forças do mal que trazem doenças.
Por esse motivo os dançarinos costumam cobrir seus corpos com folhas de palmeira cujo cheiro serve para afastar o mal.
         É  interessante, pois fazem homenagens para pessoas consideradas heróis, e rituais
para afastar o mal e doenças .

História da Nigéria



O Império Kanem-Bornu, próximo ao Lago Chade, dominou a parte norte da Nigéria por mais de 600 anos, prosperando como rota de comércio entre os bárbaros norte-africanos e o povo da floresta.
            Entre os séculos XVII e XIX, comerciantes europeus estabeleceram portos costeiros para o aumento do tráfico de escravos(prisioneiros de guerra das tribos africanas mais fortes e dominadoras regionais) para as Américas, concorrendo fortemente com os árabes neste comércio.
            A Compania Real do Níger foi criada pelo governo britânico em 1886 e, em 1900, criou os protetorados britânicos do Norte da Nigéria e do Sul da Nigéria.
            Em 1966, dois golpes sucessivos por diferentes grupos militares deixaram o país sob uma ditadura militar. Em 1975, um golpe pacífico levou Murtala Ramat Mohammed ao poder, que prometeu um retorno ao estado civil. Entretanto, ele foi morto em seguida, tendo como sucessor Olusegun Obasanjo.A Nigéria retornou ao governo militar em 1983, através de um golpe que estabeleceu o Supremo Conselho Militar como o novo órgão regulamentador do país.

Comentário: A Nigéria é um país da África que vive na extrema pobreza. Na Nigéria tem várias doenças como a Malária,AIDS,HIV, Cólera,entre outras. Lá não tem água tratada nem esgoto,ser rico lá é apenas ter água tratada.
Aluno:Matheus de Souza Pinheiro-8º 81

Língua Da Nigéria



   O número de línguas atualmente estimado e catalogado na Nigéria é 521. Esse número inclui 510 línguas vivas, duas segundas línguas sem falantes nativos e 9 línguas extintas  Em algumas regiões da Nigéria, grupos étnicos falam mais de uma língua. A língua oficial  da Nigéria é o inglês , a antiga língua colonial, foi escolhida para facilitar a unidade cultural e linguística do país. As principais línguas faladas na Nigéria são Hausa, Igbo, Yorubá, Edo, Efik, Ibibio e Annang, Adamawa Fulfulde, Idoma, e Central Kanuri. As línguas Annang/Efik/Ibibio são de fato três dialetos da mesma língua, quando adicionadas em conjunto, elas formam a quarta maior língua nigeriana. Apesar de que, a maioria dos grupos étnicos preferem comunicar-se em suas próprias línguas, Inglês, sendo a língua oficial, é amplamente utilizada para a educação, transações comerciais e para fins oficiais. Inglês, no entanto, continua a ser exclusivo e preservado por uma pequena minoria da elite urbana do país, e não é falado em áreas rurais. Com cerca de 75% da população da Nigéria, nas zonas rurais, as principais línguas de comunicação no país permanecem línguas tribais, com as mais faladas sendo Hausa, Igbo e Yourubá. A minoria de estrangeiros falam suas próprias línguas além do Inglês e/ou grandes línguas nativas como sua segunda língua.

Comentário:A Nigéria é um país que não há água tratada, e por isso há muitas doenças como por exemplo:Cólera, Malária,HIV, Aids,etc..
Há muita guerra lá e também não há postos de saúde definidos, ou seja, os postos ficam alguns meses ou dias e depois vai embora.

Alunos: Yago Quadri e Gabriel dos Santos

Curiosidades sobre a Nigéria



A homossexualidade é proibida na Nigéria. A lei prevê pena de dez anos de prisão para pessoas que mantém relações sexuais com outras do mesmo sexo. Advogados relutam em defender homossexuais e mesmo os defensores dos direitos dos gays preferem agir na clandestinidade

            Nós achamos que está certo, por que é errado uma pessoa querer ficar com outra do mesmo sexo. No Brasil essa lei deveria ser criada, pois aqui no Brasil tem mais de milhões de homossexuais, e eles querem ter preferência em tudo.



Nomes: Alisson Bratz e Vitor dos Santos.
Turma: 81M

Comida da Nigéria


      
  Nós concluímos que o prato mais típico da cozinha nigeriana é a sopa de pimentão: trata-se de um molho picante com três pedaços de peixe ou carne de vitela ou cabra.
Acompanha-se de arroz ou outros grãos, como gariou eba.
Um tira gosto típico é o dodo, pedaços de banana frita. Nas cidades abundam os lugares onde se servem tira gostos variados como frango frito ou as tortas de peixe.
Nas zonas rurais do norte deve experimentar os magníficos iogurtes elaborados pelas mulheres fulani; costuma-se servir em uma tijela de cabaça e pode-se misturar com bolas de milho moído. Água deve tomá-la sempre engarrafada
Receitas típicas
Na Nigéria, assim como nas zonas costeiras do oeste africano, as malaguetas são muito utilizadas, juntamente com peixes marinados em gengibre, tomate e pimenta de caiena, cozidos em óleo de amendoim.

       Alunas: Tainá e Larissa 81M